top of page

Tópicos para se Aprofundar

Obrigado por adquirir meu e-book! Nesta seção de ‘Tópicos para se Aprofundar’ busco consolidar alguns textos interessantes de minha autoria e de terceiros para evoluir ainda mais seu conhecimento no tema de métricas e dimensões.

 

Capítulo 2: Funil de Conversão

- Topo de Funil vs Fundo de Funil ou Consideração vs Conversão:

 

Atualmente existe uma infinidade de mídias e formatos de anúncios, que impactam usuários em diferentes momentos da jornada de consideração. Anúncios em redes sociais ou em grandes portais de conteúdo tendem a atingir um púbico maior, porém menos qualificado, no sentido de que pode não estar pronto para realizar uma compra no momento. Esses são chamados de ‘topo de funil’, ou seja, que geram consideração (ou awareness). Anúncios feitos no Google Shopping, por exemplo, estão mais próximos de um consumidor com desejo de comprar.

 

Os links abaixo trazem alguns detalhes sobre esse tema:

https://raccoon.ag/blog/estrategias-e-dicas/entenda-jornada-do-consumidor-e-aprenda-defini-la-para-seu-negocio/

https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/funil-de-vendas/

- See | Think | Do | Care:

 

Esse é um conceito criado por um profissional conceituado no meio de analytics e insights, chamado Avinash Kaushik. Ele criou esse modelo que aborda os diferentes momentos da jornada de compra que um consumidor pode estar e qual é o tipo de anúncios mais indicados para impactá-los. O conceito, parecido com o que o João Branco, ex-VP do McDonalds’s e autor do livro ‘Desmarquetize-se’ , é de que não precisamos fazer uma venda a qualquer custo, mas sim ajudar o consumidor.

 

Seguem alguns links:

https://rockcontent.com/blog/see-think-do-care-best-marketing-model-digital-era/

https://www.kaushik.net/avinash/see-think-do-content-marketing-measurement-business-framework/

https://www.kaushik.net/avinash/see-think-do-care-win-content-marketing-measurement/

- Variáveis que Influenciam a Taxa de Conversão:

 

Considero que a taxa de conversão é o principal indicador de performance do dia-a-dia de um e-commerce. Ela é extramemente influnciada por uma série de fatores como: atratividade comercial, usabilidade do site, etc.

Seguem alguns links que falam sobre esse tema:

https://www.linkedin.com/posts/rafaelglezer_ecommercebrasil-conversão-businessintelligence-activity-6896410924518105088-txgc/

https://absolute.digital/insights/4-key-factors-that-influence-your-websites-conversion-rate/

 

- Elasticidade de Preços:

 

O consumidor que está comprando online está há 1 click de distância de um universo de ofertas e preços. O preço de um produto é uma das principais influências na jornada de compra. Os artigos abaixo falam um pouco sobre como encontrar, de forma matemática, o preço ideal de um produto.

https://www.price2spy.com/blog/price-elasticity/

https://www.convertmate.io/blog/pitfalls-of-ignoring-price-elasticity-in-ecommerce

- Margem:

 

Essa é uma métrica de eficiência fundamental. A margem bruta de um produto é pelo preço de vendas, descontado do custo de aquisição dos produtos e dos impostos relacionados a essa transação. Não adianta vender muito, se a margem não for suficiente para pagar a operação. Seguem alguns links que falam sobre esse tema:

https://endeavor.org.br/financas/margem-bruta/

https://midfalconi.com/conhecimento/margem-bruta/

Capítulo 3: Métricas de Eficiência de Marketing

- ROAS vs ROI:

Um dos principais desafios de um e-commerce é ter um modelo economicamente viável. Diante da concorrência estreita, margens apertadas, impostos, custos logísticos e de marketing tornam fundamental a boa gestão dos indicadores de eficiência. ROAS é a relação entre a retorno e o custo dos anúncios:

https://br.hubspot.com/blog/marketing/roas

https://rockcontent.com/br/blog/roas/

-Modelos de Atribuição:

É comum atribuirmos todo o peso de uma venda para o último canal de mídia por onde o consumidor passou, isso é chamado de Last Click. Na vida real, porém, sabemos que existe uma longa jornada entre a consideração e a compra efetivada de fato, passando por anúncios offline e online. Existem alguns modelos matemáticos que buscam dar o real peso a cada uma das etapas. Os links a seguir falam um pouco sobre esse tema:

https://support.google.com/analytics/answer/10596866

https://metricasboss.com.br/artigos/modelos-de-atribuicao-google-analytics-4

- Margem Bruta:

 

Essa é uma métrica de eficiência fundamental. A margem bruta de um produto é pelo preço de vendas, descontado do custo de aquisição dos produtos e dos impostos relacionados a essa transação. Não adianta vender muito, se a margem não for suficiente para pagar a operação.

 

Seguem alguns links que falam sobre esse tema:

https://endeavor.org.br/financas/margem-bruta/

https://midfalconi.com/conhecimento/margem-bruta/

- Leitura de um P&L (ou DRE):

 

O significado da sigla em inglês é ‘Profits and Losses’ (Lucros e Perdas) ou ‘Demonstrativo do Resultado do Exercício’. Ele é, de forma simplificada, um relatório econômico que consolida as receitas, além de despesas e gastos de uma empresa. É importante que o profissional do marketing saiba analisar as principais linhas de um P&L, para entender, por exemplo, qual é o peso dos esforços de marketing sobre o modelo econômico da empresa e ajudar a encontrar formas de tornar a operação viável e eficiente.

 

Os links abaixo fazem uma introdução sobre o tema:

https://blog.contaazul.com/modelo-de-dre/
https://www.linkedin.com/pulse/simple-guide-understanding-your-profit-loss-statement-fastercapital
https://www.dummies.com/article/business-careers-money/business/accounting/bookkeeping/understanding-profit-and-loss-reports-188130/

bottom of page